Artigos
Manejo "Nada nas Mãos"
06/08/2019- Fonte: Rafael Paiva Izidoro – Médico veterinário
Os bovinos são animais gregários que se organizam em grupos. Por não serem predadores na natureza, tem um comportamento reativo estabelecendo sempre diante de outras espécies uma distância chamada de “zona de conforto”. Além disso, os grupos estabelecem uma organização social que implica na escolha de líderes que conduzem o rebanho, assim como na relação de animais dominantes e vassalos.
Considerando o crescimento das preocupações humanas com o bem estar animal, e sabendo que a aplicação de práticas e técnicas que consigam reduzir o stress animal geram melhorias da saúde e do desempenho, vem surgindo na criação de bovinos uma forma de manejar o gado chamada de “Nada nas Mãos”.
Baseado no fato que a centenas de anos os humanos já convivem com os bovinos e estes já nos reconhecem como condutores do processo, esta técnica visa treinar os manejadores a entender a natureza dos bovinos e sua organização social, de forma a movimenta-los sem o uso de instrumentos que possam gerar stress como ferrões, aparelhos de choque ou mesmo bandeiras.
A técnica consiste em movimentar o rebanho conduzindo os animais líderes e desta forma, fazer com que o grupo os siga. Ao manejar o rebanho utiliza-se o olhar e a linguagem corporal abordando-os sempre pela frente e com os braços para baixo. Durante a aplicação da técnica, nunca encurralamos os animais, fazendo movimentos de aproximação seguidos de movimentos de afastamento permitindo uma área de escape que será utilizada para conduzir o rebanho.
Desta forma, os animais se acostumam a seguir os movimentos independentes do tipo de instalação utilizada, reduzindo as reações agressivas, o stress, as contusões e o gasto desnecessário de energia.
18/09/2024
27/07/2022
30/08/2021
19/07/2021
22/02/2021
18/11/2020
22/10/2020
10/08/2020